Reunião do Conselho Directivo da ADRA - COMUNICADO PÚBLICO


Luanda - O recentemente eleito Conselho Directivo (CD) da ADRA reuniu-se nesta data sob presidência de Guilherme Santos, Presidente do órgão, e deliberou o seguinte:


Fonte: Adra


Ao analisar o contexto do país, o CD considera preocupante a situação de desmaios dos alunos de escolas do País, causados por produtos tóxicos e expressa profunda solidariedade com as famílias afectadas. Constatou a ausência de manifestação e acção pública da parte da sociedade e exorta-a a desafiar o silêncio e expressar publicamente a solidariedade com as vítimas.

 


O CD orientou o órgão executivo da ADRA a engajar-se neste assunto através da Rede de Educação para Todos, com acções práticas e concretas e promover a participação dos pais e dos alunos, colaborando com as autoridades para mitigar e remover esta situação difícil.

 

O CD considera que o processo de preparação das eleições no País é um sinal positivo no restabelecimento da normalidade e regularidade da realização das eleições gerais. Porém, o CD expressa a preocupação por se estar preparar novas eleições, sem, no entanto, a sociedade ter tirado e partilhado as lições das eleições de 2008 para aprender com elas.

 

O CD nota ainda que o País precisa de informação plural e adequada à todos os cidadãos, condição fundamental para que estes possam fazer opções e escolhas mais acertadas e conscientes; há prevalência de manifestações de intolerância, de discriminação e de exclusão política e ideológica dentro dos partidos políticos, entre os partidos políticos e na sociedade, bem como o problema da “partidarização” das instituições do Estado, factores esses que inibem o exercício da cidadania e reduzem a participação efectiva dos cidadãos na vida pública e política do País.


Sobre as eleições de 2012, o CD encoraja os associados e funcionários da ADRA a participar como cidadãos na vida cívica a este respeito, bem como orienta o órgão executivo a envolver-se, nos lugares onde a Organização actua, mantendo a sua natureza e perfil independente e apartidário.


O CD considera importante que as organizações da sociedade civil preparem e proponham agendas e manifestos sobre assuntos importantes que os partidos políticos deveriam abordar nos seus programas e projectos eleitorais, no quadro das eleições previstas para 2012.

 

O CD analisou ainda os seguintes aspectos: balanço da participação na conferência sobre pobre e desenvolvimento na África Austral; avaliação da realização da 16ª Assembleia-geral da ADRA; vida associativa; processo de consulta sobre o pacote legislativo da comunicação social na perspectiva das rádios comunitários; preparação das conferências da sociedade civil; e tomou conhecimento da informação sobre as actividades dos órgãos executivos da ADRA.


O Conselho Directivo da ADRA
A PROMOVER A PAZ E O DESENVOLVIMENTO RURAL