Luanda - O presidente da República, José Eduardo dos Santos, felicitou hoje, em Luanda, Manuel Pinto da Costa, pela sua eleição no mais alto cargo da Presidência da República de São Tomé e Príncipe.


Fonte: Angop
 

Segundo soube a Angop, José Eduardo dos Santos afirmou, na sua mensagem, que a eleição de Manuel Pinto da Costa exprime a vontade inequívoca do povo daquele país, em vê-lo a frente dos seus destinos e que o mesmo saberá mostrar-se a altura dos diferentes desafios que a sua nação enfrenta, conduzindo o povo santomense nos caminhos da paz, da democracia e do desenvolvimento.

 

Na mensagem, o estadista angolano reitera a vontade da República de Angola em reforçar as relações de amizade e cooperação com benefícios recíprocos para os dois povos.


 
Manuel Pinto da Costa, primeiro chefe de Estado dos 36 anos de história de São Tomé e Príncipe, vai regressar à presidência depois de ter triunfado na segunda volta das presidenciais de domingo.

 


Os primeiros resultados oficiais indicam que Pinto da Costa obteve 52,88 porcento dos votos na segunda volta das presidenciais são-tomenses, derrotando o seu antigo director de gabinete Evaristo Carvalho.

 

 
Manuel Pinto da Costa, que completou 74 anos dois dias antes das presidenciais de domingo, é uma das figuras centrais da história recente deste pequeno arquipélago africano.

 


Primeiro Presidente da República depois de São Tomé ter conquistado a independência de Portugal, Pinto da Costa exerceu o cargo durante os 15 anos do regime mono partidário.