Ottawa - O legado do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que se resume na expressão “o mais importante é resolver os problemas do povo”, continua a ser mantido pelo executivo liderado pelo actual chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, disse, neste final de semana, na cidade de Toronto, o embaixador de Angola no Canadá, Agostinho Tavares.
 


Fonte: Angop
 
 
O diplomata falava no encerramento da jornada promovida pela representação angolana, alusiva ao Dia do Herói Nacional, celebrado a 17 do corrente.
 
 
 
Para Agostinho Tavares, este legado visa proporcionar bem-estar sustentado, consubstanciado na execução de programas habitacionais, reconstrução de infra- estruturas que permitem a livre circulação de pessoas e bens, bem como o fomento de emprego.
 
 
 
O diplomata salientou que, apesar da crise económica e financeira mundial, despoletada em 2008, o governo angolano empreendeu um esforço para a criação de condições conducentes a eliminar à pobreza e à fome, garantindo melhor qualidade de vida para todos, de Cabinda ao Cunene.
 
 
 
“Em várias províncias do país estão a ser erguidas novas centralidades, com edifícios modernos e condignos, para fazer de Angola um país bom para se viver”, frisou o embaixador, apelando aos angolanos residentes no Canadá a formarem-se de modo a poderem dar o seu contributo no desenvolvimento de Angola.
 
 
 
Ao referir-se, em particular a figura de António Agostinho Neto, frisou que o “Herói Nacional”, além de homem de cultura, de reconhecimento internacional, fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na luta de libertação nacional em África.
 
 
 
Enalteceu que, nos seus poemas, Agostinho Neto vincava a necessidade de luta pela independência e do direito dos povos oprimidos sonharem com um futuro digno.
 
 
 
A nível nacional, segundo Agostinho Tavares, a agenda de Neto foi sempre dominada por questões ligadas as “ingentes tarefas de reconstrução nacional, de defesa da pátria e a elevação do nível de vida das populações mais desfavorecidas”,
 
 
 
No plano internacional, acrescentou o diplomata, Neto bateu-se, intransigentemente, pela libertação dos povos, de modo particular do continente africano, como garantia para o desenvolvimento das nações e o bem-estar das populações respectivas.
 
 
 
A jornada cultural, promovida pela Missão Diplomática de Angola no Canadá em saudação ao Dia do Herói Nacional, além do acto político, foi igualmente marcado pela realização de um torneio desportivo e uma exposição da artista plástica angolana, Yara Vasconseles.