A carregar...

Breve analise do eleitorado em Luanda - José Gama

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 5.00 (1 Voto)

ImageJoanesburgo - São observados sinais que indicam incertezas de uma provável maioria absoluta pelo circulo de Luanda nas eleições de Setembro. Por parte do MPLA, são verificados os seguintes sinais:  Combate cerrado contra abstenção, diferença da mensagem da campanha  entre Luanda e o interior, em atitude entendida  para contrapor o quadro de Luanda,  o elenco da campanha presta maior atenção as  províncias. (Muitos Ministros se mudaram para as províncias. Nunca aconteceu isso)

Combate a abstenção: Analises sugerem que as autoridades em Luanda terão notado que o nível de abstenção seria enorme arrastando desvantagens para o MPLA. Foi redobrado o combate ao mesmo. O Presidente da Republica, ultimamente tem feito  campanha para participação dos cidadão nas eleições. Vários spot publicitários de apelo ao voto foram colocados nas ruas de Luanda. Um Jornalista (do desporto mais popular do mundo)  foi colocado a fazer apelo ao exercício do voto. A ausência de educação cívica eleitoral cria por outro lado “vantagens”. Circula rumores, de fonte incerta, insinuando aos trabalhadores menos lúcidos da função publica que o voto é obrigatório. 

Município do Rangel: É registrado neste município (Marçal, Precol, Nelito Soares)  certo desconforto dos moradores. A bem pouco tempo , no bairro Nelito Soares batiam-se pelos problemas de águas “salobas” que inundavam as casas. Os jovens diziam que não iriam votar. Agora, as ruas passaram a ser concertadas. Algumas casas que a 20 anos não jorravam água pelas torneiras passou a ter nos últimos dias. Uma recente discussão na Rua de lousa, entre os moradores indicava indecisão. Já não sabem se votam ou não.

No Marçal alguns filhos de ex-guerrilheiros do MPLA, entregaram-se afincadamente a um comitê nas redondezas da Rua da Abrigada. Os pais estão financeiramente mais folgados desde que passaram a receber subsidio do Ministério dos antigos combatentes/caixa geral de deposito e alguns desses jovens conseguiram ingressar na universidade privada.

A precol era ate pouco tempo celeiro do PADEPA. Alguns dos seus membros eram professores nas escolas daquela área com realce ao Ngola Mbande. Estavam  habilitados a desenvolver  sensibilização aos jovens. O cenário foi  contornado. Um jovem político Carlos Leitão cuja capacidade de incentivo é estimada pela juventude passou a ter como adversário, um activista do MPLA conhecido por Maciel “Makavula”, que nas estruturas do estado responde pela  administração Estatal por aquela localidade. Makavulo e Leitão vivem na mesma rua.  Leitão vê em makavulo atitudes de monopolizar o bairro pelo que não aceita (como mandar pintar tanques de água/lanchonetes com as cores da bandeira do MPLA)

 Silva Cardoso cuja inteligência é admirada no bairro também goza de influencia na juventude da precol. Já não lá vive. Mudou-se para cacuaco. Inicio do mês em curso teve um encontro com militantes, com destaque aos taxistas para apresentar propostas para que no parlamento tratariam das questões rurais. Ficou consumado que o seu apoio esta reduzido. O grupo de Silva Cardoso passou a ser tratado por “PADEPA do MPLA”.  

Imgombota: Este Município, por exemplo, deve constituir preocupação extrema ao MPLA pelas seguintes razões. 1- Muitas empresas estão ali centradas (Escritórios, Bancos, agencias, clinicas, bares e etc). As mesmas  servem como factor de encorajamento aos funcionários a viverem naquelas redondezas.  A)-  O Município é habitado por gente instruída que é classe que mais revela descontentamento. Tais impulsos  alimentam certezas de que o partido que vencer as eleições corre o risco de não se triunfar com maioria absoluta na capital. ( Razão pela qual o MPLA optou por apostar nas províncias para contrapor). B) – Analises sugerem que parte dos descontentes intelectuais do MPLA (se não se absterem) tendem a votar  para um  partido com figuras  próximas ou saídas do seu seio familiar como Justino Pinto de Andrade que agora apóia a FpD. Este partido com sede nesta zona, faz aproveitamento do cenário. De  Junho/Julho  desenvolveu discreta campanha  resgatando descontentes nas áreas adjacentes entre o Maculusso e rua da portugalia cujo mentor foi  Walter Ferreira, um membro partidário de reconhecida habilidade para mobilização/sensibilização.

Um dado a não se ignorar é que intensificou-se, na coluna “espaço de antena” no Jornal de Angola, opiniões extremistas preferencialmente contra a UNITA e a FpD, e discrições pejorativas ao PRD, PAJOCA partidos de emancipação ideológica  ao MPLA que em terceiro opção podem ser votados pelo eleitorado  mais lúcido.

Diferença de tema: A mensagem usada na campanha no interior do pais é diferente a da capital. Na comuna Canjala os populares foram instrumentalizados de que se o MPLA perde as eleições a reconstrução do pais vai parar. Em Luanda, o discurso é  inclinado ao factor progresso e estabilidade econômica. A população de Luanda é instruída mas tem um ponto fraco que é aproveitado: o medo. Em reunião recente, os militantes do MPLA na Ingombotas, foram advertidos a evitar provocação “da outra parte”  e encurtar a exposição pelas ruas por alegada “bandidagem”. As advertências pode ser interpretada da seguinte forma. Incutir medo aos militantes para que no seu impulso votem contra a UNITA que por alegado desespero/inconformismo, que de acordo com informações/insinuações  que circulam no seio do partido, podem fazer “maldade” as pessoas para culpar o MPLA.

Tais insinuações assemelham-se a mensagem passada num acto de protexto verificado, em Junho ultimo, no largo do mercado do São Paulo. Um grupo de lavadores de carro estava atribuir culpas ao Governo/MPLA devido a morte de uma vendedora por um policia. Um activista do MPLA, Victor Cirigado, alcamou os  jovens revoltados dizendo-lhes que a morte da vendedora devia-se a UNITA que estava a infiltrar homens na policia para fazer acções comprometedoras para manchar a imagem do MPLA.

Fonte: Club-k.net






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Patriota 30-06-2012 11:08 #16
Quem começa a correr antes dos outros e porque e fraco! Monopolizar os órgãos de comunicação publica em detrimento dos não e ser-se forte demonstra ser-se fraco demais,!a batota esta muita exagerada camarada sedução ganhar sim mais com justiça ?zzedu sabe que o povo vai lhe cobrar no. Dia 31 de. Agosto e por isso já começou a correr mas não sei se terá fo
Ego para cortar a meta?'!? Onde estão sr presidente 1.000.000 de casas e 1.5000.000de empregos prometidos e quando disse que não era espectador mas sim um jogador com número 10 nas costas e de facto ganhaste o jogo fazendo batota para além de mentiras de falsas promessas em aparecia como o Messias! E agora qual será a mentira?estas batotas que estão a set montadas na devida altura serão desmontadas !o que foi fazer na Espanha terra da empresa que vai fabricar a batota? General ndilangue
0 londrino 17-01-2012 20:02 #15
a unica forma que o mpla vai ganhar estas eleicoes vai ser com fraude eu tenho 100% a certeza disso por isso olhos abertos neles ja sofremos muito durante os 32 anos so roubos e mais nada isso tem que acabar ate os tugas tenhei mais valor que nos os donos da terra.

MPLA=corrupcao,fome,falta de agua,luz, e bons hospitais
+1 José Diungo 12-12-2010 12:47 #14
fixe: Atenção Angolanos: O Fórum Kandando Angola (no Facebook, Twitter e fórum)é feito e dirigido para colonos que querem fazer de Angola novamente uma colónia. Cuidadoooooo! normal:
+1 ooooh 06-05-2009 03:35 #13
o mpla sempre uzou mentira para confundir averdade nos anos 70 o mpla dizia que a fnla come pessoa, coisa que era mentira!!1
agora, angolano borro vai cair denovo nessa
mpla sempre penssou angolanos sao cavalos segu
0 monstro imortal 29-09-2008 07:44 #12
abram os olhos angolanos . agora que votaram no mpla devem ficar de olhos neles. cuidado porque angola é dos angolanos . pra os que votaram no mpla so lhes dou mais 6 meses pra verem o resultado . construcoes , estradas reconstruidas ,etc isto ;e dever dos nossos governantes e nao favor .
0 LOMA 30-08-2008 02:25 #11
Vamos fazer uma análise muito rudimentar ao estado de Angola actual. Mesmo vivendo no exterior, muitos Angolanos vão ao seu país em férias, em visita a familiares e regressam ao país onde residem. Os termos de comparação feito por Angolanos, perante os factos que se deparam, são o impedimento de eles se fixarem no seu País e de optarem pelo País que os acolheu e onde tem melhor nível de vida.
1---- SEGURANÇA SOCIAL---Pode um simples cidadão angolano ter acesso a uma clínica e num caso de força maior, encontrar meios que lhe garantam a saúde? NÃO PODE, NEM TEM!
2----ESCOLARIDADE--- Angola tem neste momento, escolas capazes para que todas as crianças em idade escolar, consigam sem obstáculos enfrentar a escolaridade obrigatória, dispondo de um sistema de apoio a livros escolares, transporte até às escolas e capacidade para que todos dela usufruam? NÃO TEM!
3----HABITAÇÃO--- Tem a maioria dos Angolanos uma habitação com dignidade? Sem luxos nem supérfluos, mas apenas, um simples tecto, luz e água? NÃO TEM!
4----SISTEMAS DE REFORMAS--- Estão os nossos mais velhos cobertos por um regime de reforma mínimo que abranja a capacidade de não mendigarem nem andarem em dependência? NÃO ESTÃO!
5----ESTRADAS---Temos estradas em Angola transitáveis e capazes de cobrir a maioria do País sem problemas? NÃO TEMOS!
6----SANEAMENTO----Com milhões de buracos feitos por todo o lado, neste momento o saneamento continua um caos e apenas me refiro à capital, porque nas províncias nem isso se vê. É um estagnar absoluto. NÃO EXISTE!
8----CORPO POLICIAL---Apon tem-me um polícia não corrupto e que não exija uma gasosa em troca de apenas uma operação stop, para verificação de documentos. SÃO TODOS!
9----PRIORIDADES----Chegam-me mensagens com brutas imagens de LUANDA NO FUTURO. Grandes edifícios, grandes shoppings, grandes condomínios e um LUXO SOBERBO! Nunca consegui vislumbrar nessas ESPECTACULARES IMAGENS, 1 (um), apenas um condomínio, de HABITAÇÃO SOCIAL para realojar os CARENTES e NECESSITADOS QUE VIVEM SEM LUZ E ÁGUA E SEM NADA! NEM PENSAR!
10----OSTENTAÇÃO---Nós, simples angolanos pequeninos e humildes, temos acesso à ilha de Luanda? Às brutas festas e jantaradas, ao desfilar de grandes marcas, quer em viaturas, quer em trajes no top da moda Londrina, Parisiense e de New York? Ficamos na rua a vê-los entrar, rapidamente e com cobertura de segurança. E menciono: CAIS DE QUATRO, CHILLOUT, MIAMI, BAY IN, CAFÉ DEL MAR, TAMBARINO, COCONUTS, TAMARIZ, CARIBE, CLUB NAVAL etc., etc. Pode um cidadão comum, UMA VEZ, apenas 1 (uma) vez por ano, fazer frente a uma refeição que custa no mínimo 80 usd, quando o vencimento mensal, nem sequer a isso chega? CLARO QUE É SÓ PARA MUITO, MUITO POUCOS!
11---SINAIS EXTERIORES DE RIQUEZA--- Tantas vezes, tantas vezes, tão claros e sem FUNDAMENTO. Surgem sem um trabalho atribuído, sem por trás existir origem que o justifique. Ficam RICOS SEM TRABALHO!
12--- TANTO PATRIOTISMO--- A grande maioria dos bons patriotas e dedicados políticos angolanos e faço questão de os escrever em letra pequena, NÃO INVESTE NO SEU PAÍS! O dinheiro fácil que aí adquirem, serve para comprar FORA DO PAÍSA TRANQUILIDADE DOS SEUS ULTIMOS DIAS. Brutas vivendas e chorudas contas bancárias no estrangeiro. Grande AMOR À PÁTRIA QUE REPRESENTAM!

E FICO-ME POR AQUI!
COM PAPAS E BOLOS SE ENGANAM OS TOLOS!
+1 adelino 29-08-2008 15:59 #10
MPLA=MenosPaoLu zAgua,MPLA=Meno sPaoLuzAgua,MPL A=MenosPaoLuzAg ua,MPLA=MenosPa oLuzAgua,MPLA=M enosPaoLuzAgua, MPLA=MenosPaoLu zAgua,MPLA=Meno sPaoLuzAgua,
+1 sony t 29-08-2008 15:40 #9
Estamos cansadissimos com o mpla....O povo Angolano nao fez mal a deus pra continuarmos com o mpla por mais 4 anos.
0 A,ndre Nsalambi Dr.salambi 29-08-2008 14:38 #8
Caro gama apenzar de estares longe da patria mais esta perto dos acontecimento d
a nossa angola e , claro que a batalha e dura pra muitos partidos mais e nessas horas que vimos as promessas muito bla bla e depois no fim de tudo que fica mais a sofrer em a populaçao os que ja sao ricos politicos adraboes continuarao o mesmo trabalho , isso e que nao queremos mais no pays democratico porque acabou o colonialismo tirao os voces chapeus meus irmaos angolanos olhos aberto sofrendo pra essa conquista mesmo que doer dessa vez so queremos justiça viva a angola viva a diaspora escreveu poeta analista e compositor e artista Dr.salambi direitamente da belgica verviers 4800 paz angola e justiça
+1 VIM PARTIR A CUBATA 29-08-2008 13:07 #7
VOTEM NO NO 10 PARA DEITAR-MOS E
ACORDAR-MOS NA POBREZA POBREZA POBREZA E SERA SEMPRE POBREZA PARA O POVO ANGOLA

ANGOLA SE TORNOU DESDE 1975 UM VERDADEIRO
CIMITERO

MEU POVO VAMOS APROVEITAR DESTE VENTO
QUE NOS SOPRA NAS COSTAS PARA TIRAR
PARA O GOVERNO ACTUAL DA CASA ANGOLA
E LEVAR-LOS PARA O ESTRAGEIROS NAS
BANCADAS DO TRIBUNAL INTERNACIONAL
POR CRIME DE GUERRA-GENECIDI O DO
POVO ANGOLA-MAFIA E BEM OUTROS CRIMES
PERPECTUADO DURANTES ESSES 33 ANOS DE DITADOR

VIVA O POVO ANGOLA
E FORA OS APOSTORES MPLA

VAO TER QUE PAGAR E ENGOLIR OS PROPRIOS TOMATES DE FAMILIA

O GALO VAI TER QUE CANTAR

DEMOCRACIA
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL