Windhoek - O Executivo angolano continua a executar programas para relançar a produção do sector agro-pecuário nacional, com vista à melhoria da produção alimentar da população, afirmou hoje (quinta-feira), em Windhoek, o presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma.
 

Fonte: Angop


O líder parlamentar angolano falava para responsáveis de uma fábrica de lacticínios, em Windhoek, capital da Namíbia, para onde se deslocou no cumprimento da sua agenda de trabalho, no âmbito da visita oficial que efectua neste país desde terça-feira.


Durante a visita ao empreendimento, Paulo Kassoma inteirou-se do sistema de funcionamento da empresa, com uma produção anual de 35 milhões de litros de leite, yogurte, sumos e água mineral.
 

“Manifestei o interesse em visitar essa fábrica para ouvir dos seus representantes aspectos ligados à forma de criação e tratamento das vacas leiteiras, e os procedimentos de fabricação destes produtos”, disse o político, que percorreu algumas áreas da unidade baril.


Fonte ligada à direcção da fábrica disse à Angop, em Windhoek, que Angola é um dos maiores importadores destes produtos, com 1,7 milhões de litros/ano, sendo o grosso de clientes localizados nas províncias do Cunene e da Huíla.
 

Paulo Kassoma, que já deixou a capital namibiana de regresso a Luanda, visitou igualmente, hoje, a fábrica de lapidação de diamantes denominada "Laurelton Reign”.

 
O presidente da Assembleia Nacional esteve na Namíbia em visita oficial de trabalho de três dias, no âmbito do reforço da cooperação entre os parlamentos dos dois países.

 

Paulo Kassoma aborda assuntos de interesse bilateral com presidente namibiano

 

O presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma, foi recebido hoje, quinta-feira, em Windhoek, Namíbia, pelo Chefe de Estado deste país, Hifikepunye Pohamba, com quem abordou assuntos de interesse bilateral.
 


Após o término do encontro, o parlamentar disse que a conversa versou a objectivação de procedimentos para a institucionalização das relações entre os órgãos legislativos respectivos, a redinamização da Comissão Mista Bilateral, situação dos refugiados angolanos, ainda na Namíbia, e a questão da livre circulação de pessoas e bens na fronteira comum.
 

 

Sobre os procedimentos para institucionalizar o relacionamento inter-parlamentar, Paulo Kassoma explicou que a iniciativa resulta da constatação de sempre se ter pautado por formas aleatórias, sem suporte jurídico legal, nem estratégia perfeitamente definida de cooperação bilateral e multilateral.
 


“Tivemos a oportunidade de relatar, ao presidente da Namíbia, as decisões que tomámos, entre os parlamentos, e abordámos outros aspectos que constituem preocupações do Governo namibiano, em resultado do encontro que mantivemos com o primeiro-ministro deste país”, explicou.
 


Instado a pronunciar sobre a cooperação angolano-namibiana, Paulo Kassoma considerou-a “bastante positiva”, salientando que os dois países manifestaram intenção do seu reforço.
 


O dirigente parlamentar, que termina hoje (quinta-feira) a sua estadia oficial, de três dias, argumentou que estas visitas constituem factos demonstrativos da excelência das relações.
 


No quadro da agenda, ressalte-se, Paulo Kassoma manteve encontros com o homólogo, Theo-Ben Gurirab, dedicado a abordagem da cooperação entre os respectivos parlamentos, assim como discutiu aspectos atinentes aos laços inter-governamentais com o primeiro-ministro namibiano, Nahassa Angula.
 

 

Integram a delegação parlamentar angolana os deputados da bancada parlamentar do MPLA Afonso Van-Dúnem e Eufêmia Hambeleleni e do PRS Eduardo Kuangana.
 


Angola e a Namíbia são membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e mantêm relações de cooperação nos domínios político, diplomático e comercial.