Paris - Um funcionário ao serviço da missão diplomática angolana em paris foi detido pela policia francesa por agressão  a um angolano identificado por  Cláudio Pinnock, no passado dia 4 de Outubro. O incidente aconteceu quando o jovem que é advogado de profissão  preparava-se para embarcar para Lisboa,   a partir do Aeroporto de Orly em Paris. O elemento  da embaixada que se supõe ser motorista estava acompanhado de um  outro que na seqüência da agressão  esfaqueou   o advogado no braço  levando 24 pontos. 


Fonte: Club-k.net

Cônsul António  suspeito de ser o mandante

O agressor foi preso no dia seguinte após ter sido identificado por intermédio das camaras de vigilância do aeroporto.


São desconhecidas as motivações que levaram o funcionário da embaixada a proceder desta forma, porém, circula nas redes sócias, indicações de que  “a agressão terá sido cometida por elementos da segurança da embaixada de Angola em Paris, por o advogado ter  publicado  em tempos um artigo a criticar a atitude deles quanto  a nomeação de um certo Manuel António  “Soviético” ao cargo de Cônsul geral em França, em substituição de José Sumbo ”.

 

Um jovem Paulo Tavares  que acompanha de perto o assunto postou nas redes sócias que uma entidade angolana interveio junto do Cônsul Manuel António “Soviético”  para que este diga quem foi que  mandou fazer tal coisa e explicar “porquê  que os agressores  queriam o computador de Patrick.”, disse a fonte adiantando que tal personalidade chegou a falar também com o embaixador Miguel da Costa que prometeu intervir.

 

Sabe-se,  entretanto que o Ministério das relações exteriores em Luanda esta ocorrente do assunto. Belo Mangueira, o  director-geral dos Assuntos Jurídicos, Consulares e Contencioso do MIREX, que esteve recentemente em paris por ocasião da inauguração do consulado geral, é citado como estando a evitar que o assunto venha a público. Terá entrado em contacto com a vitima  no sentido de que este retire a queixa na policia avançando uma compensação no valor de € 15000 (quinze mil euros).