Lisboa –   Manuel Domingos Vicente  esta prestes a ser  reconfirmado para um quarto  mandato como Presidente do Conselho de Administração da SONANGOL. A medida  dissipa  movimentações internas na petrolífera que culminariam  com a elevação de Baptista Sumbe, como seu sucessor.


Fonte: Club-k.net

MPLA não o  quer  como sucessor de JES

Em Março do presente mês, anunciou que iria se retirar do cargo. Tarde surgiram ventilações apontando-o como parte de uma agenda de José Eduardo dos Santos destinada a  fazer dele, o seu eventual sucessor presidencial, após as eleições de 2012. Manuel Vicente deveria ser apresentado, em Dezembro próximo como candidato a vice – Presidente, e no  meado do mandato  iria render JES.


Na seqüência do assunto, uma corrente do Bureau Político do MPLA rejeitou a proposta e  apresentou  uma lista propondo três nomes nomeadamente  o ex- SG,  João Lourenço, o Ministro da administração do território, Bornito de Sousa e o Vice-Presidente do partido, Roberto de Almeida.

 

Manuel Vicente goza da confiança de JES porem pouco aceitável entre os militantes do partido que invocam o seu “déficit de militância”. O mesmo sentimento, hostil ao mesmo  é também sentido em sectores do aparelho militar do regime. Levantam  questões relacionadas ao enriquecimento  por meios desonestos.