Holanda -  O caso de um jovem angolano que o governo  da Holanda  deseja  repatriar para o seu país de origem esta a dividir o parlamento holandês e  a mobilizar uma corrente de  solidariedade  em favor da sua permanência naquele território. Mais de 55 mil pessoas já assinaram uma petição para que seja concedida autorização de residência ao jovem, e na terça-feira, mais de 700 pessoas juntaram-se no parlamento para apoiar Mauro Manuel.


Fonte: Club-k.net

Desconhece-se o paradeiro da família em Angola

De 18 anos de idade, Mauro Manuel   chegou a Holanda em 2003 e durante este tempo esteve na condição de não legalizado por terem recusado o seu pedido de asilo desde o inicio. "Fui colocado num avião completamente sozinho quando tinha nove anos. Estava muito triste e assustado. Como poderia confiar em alguém? Porque teria sido mandado embora? Felizmente vim viver com pessoas boas que são agora os meus pais", disse o jovem angolano quando, quando na segunda feira dirigiu se aos membros do parlamento  para um "apelo emocional" para que lhe seja permitido ficar no país.


De acordo com a lei, Holandesa, enquanto menor de idade, uma criança, mesmo ilegal não deve ser expulsa. Logo após, Mauro Manuel ter completado 18 anos, o ministério da imigração daquele país decidiu levar o caso ao parlamento para aprovação da expulsão do jovem ou emissão de um visto de Estudante tendo em conta que o mesmo está  para começar  a faculdade.

 

Mais de 55 mil pessoas já assinaram uma petição para que seja concedida autorização de residência ao jovem, e na terça-feira, mais de 700 pessoas juntaram-se no parlamento para apoiar Mauro Manuel.

 

O jovem angolano,  vive  com uma família adotiva em Limburgo, no sul da Holanda. O mesmo já não fala português e sente-se integrado naquela sociedade tanto que deseja ficar com a sua nova família ao invés de um repatriamento a Angola cujo paradeiro dos familiares é desconhecido.  

 

A decisão das autoridades no que concerne a   expulsão de Mauro Manuel   é entendida em meios que acompanham o assunto como conseqüência de a Holanda  ter neste momento um governo de centro-direita (cristão-democratas e liberais), notabilizados  pela sua rigorosidade em aspectos de imigração.  O actual governo  é constituído pelo  VVD e pelo  CD que formam  uma  coligação com minoria absoluta, e que  são apoiados, pelo PVV, um partido anti-  islâmico, tido como anti-estrangeiro e  até mesmo racista.


A UNICEF diz que o caso de Mauro Manuel “viola a convenção das Nações Unidas sobre o direito das crianças” e o representante da organização na Holanda, Marc Dullaert, ameaçou recorrer para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.


Até ao momento não  há conhecimento da posição das autoridades angolanas quanto ao assunto do repatriamento do jovem Mauro Manuel.