Sobrinho do primeiro Presidente do MPLA, Vicente Pinto de Andrade é candidato independente as eleições presidências. Dono de uma oratória que esteriliza a platéia VP Andrade é  Doutorado em economia e com uma licenciatura em sociologia. Trabalhou na Sonangol mas foi na multinacional KMPG que teria sido despedido quando chegou aos ouvidos do poder a sua pretensão de liderar Angola pela via do voto.

Reação 

Em reação  Nelo de Carvalho militante da causa do MPLA reconhece carisma e inteligência ao catedrático angolano mas considera  ser   “A mudança que eu jamais gostaria de fazer".

De acordo com  Nelo de  Carvalho “ nessa nossa querida nação quem é do MPLA e diz aos quatros ventos que é do “eMe”, mas que votará naquele fenômeno ruidoso e incompreensível  chamado de FpD; ou está brincando de político (e que não é nada sério) ou então quer sair por aí imitando a genialidade e o talento de quem verdadeiramente tem contribuído para impulsionar esse comboio. O comboio dos vitoriosos. Imitar não é proibido desde que não seja uma aberração execrável, repugnante e enjoativa.”

“Agora, se for simples imitação, que o façam bem de tal forma que um dia fiquem na memória desse povo como verdadeiros heróis  e não como vilões.” Disse advertindo que “o povo, a sociedade precisa de verdadeiros heróis, lideres, gente que possa dar exemplos de vida. Gente em que um dia as futuras gerações não possam se envergonhar.” conclui

Para o Engenheiro Gregorio MBala Presidente do Partido Nacional Ecologico de Angola (PNEA) "é uma honra e alegria para todos nos do PNEA. Permita-me que em nome dos Ecologistas, apresente  os parabéns porque a esta  aliança e que nesta legislatura a FpD ganhe o  maior numero possivél de Deputados na Assembleia Nacional." 

"Aproveito o ensejo de analtecer e render graças e gloria ao Deus vivo ajude a esperança do seu povo soufridor. Que ele seja a luz da unidade, paz e que a FpD vence as eleiçôes de 5 de setembro 2008." rogou

Fonte: Club-k.net