Brasília – O embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme,  ressaltou, em Brasília, os progressos alcançados no  seu país no processo de reconciliação nacional e de consolidação da paz e do aprofundamento do sistema democrático no país.

 

Fonte: Angop

Intervindo numa recepção da Embaixada de Angola no Brasil no quadro dos 36 anos da Independência Nacional, Nelson Cosme realçou também os passos dados na “promoção da igualdade do género que hoje apresenta a ocupação por mulheres de 39 porcento de lugares no parlamento.

 

Segundo o diplomata, as mulheres ocupam também cargos ministeriais no Executivo ,na diplomacia e na Magistratura Judicial.

 

Sobre as relações com o Brasil depois de  se referir aos laços históricos e de consanguinidade existentes entre os dois países, o embaixador destacou o facto  de Angola ser o principal mercado de investimentos do Brasil em África com mais de quatro biliões de dólares.

 

Angola que é o terceiro  maior parceiro comercial do Brasil em África, também tem investimentos no Brasil, onde opera a Sonangol com a sua subsidiária,  Sonangol StarFish em Off Shore e On shore em várias regiões do Brasil como Santos, Alagoas, Sergipe e Estado da Bahia entre outras.

 

Angola está presente no Brasil com a Taag que realiza cinco frequências semanais entre Luanda/Rio de Janeiro e Luanda/São Paulo, transportando semanalmente cerca de 700 passageiros.

 

Na recepção oferecida pelo embaixador Nelson Cosme estiveram presentes membros do Governo brasileiro, de senadores, deputados, diplomatas, empresários, jornalistas e outras personalidades da sociedade civil brasileira.


Os chefes das missões consulares do Rio de Janeiro e São Paulo e os representantes de instituições públicas e privadas angolanas a operar no Brasil, entre as quais a Sonangol e a Taag,  também participaram do acto.

 

Na manhã de sábado, realizou-se uma maratona desportiva que contou com a participação de diplomatas angolanos e membros da comunidade angolana.

 

À noite a comunidade angolana reuniu-se num convívio cultural, última actividade do programa que assinalou no Brasil o 36º aniversário da independência nacional.