Hamilton/Canadá - Os angolanos residentes na cidade de Hamilton (Ontário) localizado a cerca de 85 km da cidade de Toronto tem finalmente "um ponto de encontro", disse numa breve conversa via e-mail o presidente dos angolanos nesta cidade, Joaquim Milonga (à dir.).


Fonte: Club-k.net & O Mensalão (ACO)

A casa de Angola em Hamilton localizado na 529 Barton St. East foi inaugurada no dia 29 de Outubro pelo embaixador angolano no Canadá, Agostinho Tavares Neto (à dir.). Após a cerimónia de inauguração o novo espaço angolano, albergou o primeiro jantar de confraternização à moda - tipicamente - angolana.


É neste contexto, que o Club-k interceptou Joaquim Milonga o líder dos angolanos nesta cidade que sem hesitação prestou um depoimento via e-mail e que transcrevemos a seguir:

 

Quantos angolanos aproximadamente residem na cidade de Hamilton?
Obrigado pelo interesse e pelo espaço que o Club-k nos quer conceder. Não sabemos ao certo quantos somos pois, esta e uma das preocupações da Casa de Angola, fazer um levantamento populacional (de Angolanos) residentes em Hamilton e Arredores mas, acredito que somos um número a considerar.
 
 
Como presidente da Comunidade de Hamilton, que plano especifico tem para facilitar o enquadramento da "angolanidade" em Hamilton?
Divulgando o nosso programa de Direcção, despertar a consciência da Angolanidade através de mensagens, cujo objectivo numa primeira etapa e trazer a grande família de volta a Casa; trazer a Angolanidade a União, a nossa Cultura e sobretudo a nossa Identidade.


 
 A Casa angolana de Hamilton recentemente inaugurada que finalidade tem em concreto?
A Casa de Angola; "queria o Club-K dizer". A Casa de Angola tem como finalidade fazer dum sonho uma realidade; o ponto de encontro das dezenas, Centenas ou mesmo milhares de Angolanos que somos para reuniões, debates, aprendizagem e porque não leccionar? A Casa de Angola tem como finalidade, servir de "ponte" através de agências governamentais ou privadas entre o Canada e Angola... em algumas áreas do nosso contexto.


Em que termos a comunidade de Hamilton custeará para os encargos da casa angolana de Hamilton?
Através da quotização dos associados, patrocínios e doações.
 

Até muito recentemente a comunidade de Hamilton estava enquadrada na Comunidade Angolana de Ontário (ACO). Será que esta dinâmica termina com a fundação da Comunidade angolana de Hamilton?
A Comunidade de Hamilton e Arredores contínua e continuará ligada a ACO alias, conservo comigo o meu cartão comunitário de identidade com o # 0016 que me foi entregue por direito a quando do mandato do Sr. Estanislau Buio (Lau), pois eu tinha minhas quotas em dia.
 
 
A comunidade angolana de Hamilton já esta legalizada na cidade de Hamilton?
A Casa de Angola esta registada junto das instâncias de direito e outros trâmites estam a ser seguidos obedecendo as exigências do Sistema Canadiano.