A carregar...

Artigos

Com 85.6% de votos: Isaías Samakuva permanece a frente da UNITA por mais 4 anos

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Luanda – Tal como todos “expert” na matéria previam, Isaías Henriques Ngola Samakuva voltou a conquistar a inteira confiança da maior parte dos delegados (com 860 votos), no XI Congresso da UNITA que decorreu de 13 a 16 do corrente, sob o lema “Unir Angola para a mudança em 2012”, em Luanda, para dirigir a UNITA para mais um mandato de quatro anos.


Fonte: Club-k.net

Isaías Samakuva, ou melhor, “Mano Sama”, voltou a ser reconduzido – pela a terceira vez – ao cargo mais alto daquele maior partido da oposição, vencendo assim o jovem corrente Estevão José Pedro Katchiungo com 860 votos a seu favor – que equivale a 85.6% – contra 112 votos, qualquer coisa tipo 11%. Enquanto aos votos brancos calculou-se cerca de 24, equivalente (2,8%) e quatro votos nulo a (0,3%).


Ao discursar, Mano Sama agradeceu a confiança depositada e se comprometeu a continuar a trabalhar para o engrandecimento daquele partido e de Angola, consequentemente. Sem esquecer de abordar dos próximos desafios do país, com realce para as próximas eleições gerais, aprazadas para 2012.
 

Já José Pedro Katchiungo, reconhecendo a derrota e felicitando o presidente eleito, manifestou a sua disponibilidade em ajudar no mandato que hoje inicia. Acrescentando que com a realização deste congresso, todos saíram a ganhar, quer o partido Unita, seus militantes e Angola, porquanto o mesmo é um exemplo de democracia.


Importa realçar que nas eleições anteriores, realizadas nos congressos de 2003 e 2007, Isaías Samakuva, agora com 65 anos de idade, venceu os seus oponentes por confortável maioria. O sucessor de Jonas Savimbi foi reeleito para este terceiro mandato para, como disse durante a sua campanha, dar continuidade ao curso dos processos que iniciou nos anos anteriores.
“A UNITA refez-se do ponto de vista psicológico dos desaires que sofreu, mas nós estamos numa fase em que é preciso continuar a gerir a organização para atingirmos os objectivos”, sublinhou na altura.


Por sua vez, José Katchiungo, 47 anos, que também defendeu durante a sua campanha, mudanças na hierarquia da UNITA, pois “o problema do partido está na cabeça (na cúpula)”. Segundo o político, a UNITA não está a corresponder às expectativas. “A UNITA, já disse e vou repetir, parece um jogador que sabe fazer todos os dribles, mas diante da baliza escancarada e quando a bancada já está de pé a gritar golo, a UNITA atira a bola ao lado”, frisou, irónico, para defender que isso “não pode continuar assim”, pois o partido “tem um papel a desempenhar (no xadrez político)”.


MILITANTES SATISFEITOS COM RESULTADOS DO CONGRESSO

 
Alguns militantes que participaram no XI Congresso manifestaram a sua satisfação pelo ambiente de trabalho proporcionado no decorrer do certame. O representante da UNITA em Portugal, Hermenegildo Jorge, disse a imprensa que “o evento correu bem, notou-se o crescimento do nível de consciência dos militantes, os debates foram francos, calorosos e salutares". Acrescentando que os delegados saíram mais fortes e unidos para dar confiança ao povo angolano.
 
 
Para o delegado na Holanda, Ernesto Manuel, frisou que "este congresso é histórico e importante porque permitiu que todos os presentes dessem o seu contributo ao partido".
Sublinhando que os participantes do congresso saíram reforçados, com ideias claras sobre o papel de todos os angolanos para contribuírem para o desenvolvimento do país, promoção da democracia e a reconciliação dentro do partido.
 
 
Já para o delegado Virgílio Samakuva, representante junto às comunidades residentes em Espanha, este congresso foi um reencontro da família da UNITA, onde foram abordados vários temas que tocam o partido. "Este encontro revitalizou o partido para os desafios vindouros, que serão orientados por Isaías Samakuva, reconduzido", frisou.
 
 
Por seu turno, o militante José Africano Sakaita disse que "já é tradição no intervalo de quatro anos nos reunirmos para balancear os trabalhos do partido, pensar e perspectivar o futuro e isto é que foi feito". No entanto, apelou a reconciliação nacional e unidade no seio dos militantes da UNITA, no sentido de demonstrarem a sua disponibilidade e a prontidão de trabalhar com vista ao desenvolvimento do partido e do país.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 BEN BEN 27-12-2011 11:26 #60
PARABENS AOS CONGRESSISTAS,D O SEU PRESIDENTE ELEITO,SIMPATIZ ANTES E MILITANTES DESTE GRANDE PARTIDO ANGOLANO,QUE O PRESIDENTE RELEITO Dr.SAMAKUVA DE CONTINUARE O SEU TRABALHO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIO-POLITICO CULTURAL PRINCIPALMENTE NESTE FASE DA FRAGIL NOSSA DEMOCRACIA.O POVO ANGOLANO ENCARA COM ATENÇÀO O DESENVOLVER DESTE PARTIDO E QUE ETA TENTANDO DE SAIR NA SUA TRADIÇÀO,E VALORIZAR A ESPANÇÀO DE DAR ESPERANÇA AOS ANGOLANOS NOS PROSSIMOS DESFIOS QUE DEVEMOS ENFRENTAR COM RESPONSABILIDAD E.A UNITA,É O PARTIDO DA MUDANÇA,E QUE OS DIRIGENTES DEVEMOS ENCREMENTAR E O PLURALISMO LIBERAL DENTRO DA DIREÇÀO,E A SUA ESPANÇÀO EVITANDO AMBIGUIDADE E RETROIDEOLOGICO .
0 Cassoma 27-12-2011 07:38 #59
Tudo mentira caros irmãos a pura democracia vem do próprio Deus. Em África a democracia esta longe de ser rea
Realizada. Sinto muito.....
0 joaodevale 26-12-2011 12:41 #58
Tanto ódio que existe nalgumas palavras de determinados comentadores.De ixen-se disso,pois Angolanos são todos vós.Uma pessoa pode não concordar com as ideias do vizinho,mas como democrata terá que as aceitar e debater se estão certas ou erradas.Não basta dizer mal só porque este é deste partido e o outro é do outro.Todos oa Angolanos terão que dar as mãos para todos juntos poderem construir uma nação que sirva de exemplo ao mundo inteiro.Grande já ela é em tamanho,agora falta construir a sua grandiosidade que ela merece.Façam tudo ao vosso alcalçe para que isso aconteça,são os votos de um "tuga" que este bastante tempo por essas bandas e com raizes daí.Boas festas e bom ano 2012
0 Kalanduka 24-12-2011 12:25 #57
Samakuva é tão democrata que até foi preciso o Chivukuvuku e o Gato protestarem ou reflectirem para organizarem o Congresso e que segundo a aprendiz de Direito Mihaella Webba era legítimo. como retalhação, sancionaram aqueles. não havia dinheiro. não seria possível por estar a preparar eleições para 2012 segundo o Adalberto Aldabrão...
Ganha com mais de 85%, como assim? num partido democrático? ou seja não há contestações...
Esses tipos não mudam e não apredem nem apreendem com o que dizem..
Agora indica para o Grupo Parlamentar um Kabinda da FLEC para dar ideia de transetnicidade . Samakuva vai ajudar afundar o galo para a mwamba de 2012...
0 Aldo tchisokopya 21-12-2011 22:58 #56
Com mais esta farsa, a UNITA, juntamente com o MPLA, passam a ser confirmados como os partidos da POUCA VERGONHA de Angola.
0 Roberto 21-12-2011 11:59 #55
SAMAKUVA AO SER ELEITO PELA 2ª VEZ MOSTRA QUE AIDA NÃOP EXISTE ALGUÉ CAPAZ DE FAZER MELHOR QUE O ISAIAS SAMAKUVA QUE NÃO É BOM PARA A PRPRIA UNITA COMO PARA O PAÍS EM SI.
0 johnny 20-12-2011 01:51 #54
É incrível a UNITA, ou seja os seus militantes são tão cegos, burros e idiiotas que não percebem que este partido necessita de uma reformulação para voltar a ter algum peso no panorama político agolano, o Samakuva é um burro velho e teimoso que não vai levar este partido a lugar algum, mas isso já nem se quer me admira por cá em Angola nós gostamos do que é velho, antiquado e obsoleto e a UNITA não foge a regra, este partido que já foi o maior da oposição e agora já não passa do menos mediocre.
0 Miguel 19-12-2011 21:14 #53
Isaias Samakuva é tão ditador quanto JES. Um homem que pretende manter-se no poder de um partido a todo custo, certamente não poderá ser Presidente da República. O Porco a falar do Javali. Não votarei para homens cujo objectivo exclusivo é o "PODER".
+1 zezinho 19-12-2011 14:08 #52
eu nao tenho partido mas quis sempre que o abel tomasse o lugar como presidente do partido para que haja uma oposicao verdadeira mas, ifelismente este homem parecido com ditador nao quer largar o poder isto e para continuar com a sua fraquesa e continuar a previlejar os bandidos. jose e. dos santos abiblia diz que lagrima do povo nao sao derramados em vao um dia a justica sera feita tu e toda tua tua familia continua a subir que, quanto mais sobe um imperio e sinal de decadencia e desaparecimento . pode subir. Abel chivukuvuku coraguem que o nosso Deus esta te preparar
+1 AIDS 19-12-2011 12:58 #51
E depois qr ele falar em democracia. Creio eu q ele nem sabe o q qr dizer essa palavra na pratica!!

SAMAKUVA = JES

Exemplo do que o poder faz aos homens...
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL