Montreal - A Direcção e o Conselho Fiscal da Comunidade Angolana de Montreal (CAM) reuniram-se segunda-feira passada, 26 de Dezembro de 2011, pelas 14h00, na sede da CAM em Montreal, para terminar a prestação de contas anual relativa ao ano 2011. O Conselho Fiscal declara agora a prestação de contas anual terminada e diz-se pronto a emitir o seu parecer à Assembleia-geral em sessão ordinária no dia 28 de Janeiro de 2012.


Fonte: Club-k.net

Montreal, 28 de Dezembro de 2011


COMUNICADO DE IMPRENSA

PARA PUBLICAÇÃO IMEDIATA

Representaram a Direcção da CAM na reunião, o presidente, Eduardo Kivuna, o Vice-presidente, Bendito Victor, e o Tesoureiro, Keva Lando; representaram o Conselho Fiscal, o presidente, José Rodrigues Nisa e os membros António Magalhães, António Sebastião, Dinis Miguel, Lucas Cangoma e José Chiquito de Figueiredo.   


A reunião teve início às 14h20 como previsto e terminou a volta das 17h30. No início, os presentes abordaram questões preliminares com vista a reforçar a cooperação e a confiança entre os dois referidos órgãos da CAM e aprovaram a ordem do dia.


Durante os preliminares, o presidente da CAM, o Engenheiro Eduardo Kivuna, reconheceu a função vital que desempenha o Conselho Fiscal e a importância da prestação de contas e da transparência em organizações democráticas como a CAM e países democráticos como a República de Angola.


Em seguida, os participantes analisaram a Conta Geral da CAM com base no testemunho dos dirigentes, balanço financeiro de 2011, extractos da conta bancária e outros documentos apresentados pelo presidente para justificar as receitas e as despesas do corrente ano. Os membros do Conselho Fiscal por sua vez fizeram constatações factuais, fiscalizaram a legalidade das despesas feitas e fizeram recomendações à Direcção. O Conselho Fiscal emitirá o seu parecer sobre a Conta Geral da CAM à Assembleia-geral em Janeiro do próximo ano.


Ainda no decorrer da reunião, os participantes abordaram, propuseram e aprovaram unanimemente modificações aos actuais Estatutos da CAM que submeterão à Assembleia-geral para aprovação final. Abordaram e decidiram ainda sobre, entre outras, questões relativas à incompatibilidade das funções nos cargos dos diferentes órgãos da CAM, à composição do Conselho Fiscal e da Assembleia-geral bem como a comunicação entre os referidos órgãos.


O actual presidente do Conselho Fiscal e ex-presidente da CAM, o Advogado José Rodrigues Nisa, e os demais membros desse órgão reiteraram que a função desse órgão não é de interferir no mandato da Direcção da CAM. Afirmaram que o Conselho Fiscal exerce um poder de controlo e de vigilância sobre a Direcção que lhe é conferido pelo artigo 19 dos actuais Estatutos e que, entre outros, vela pelo respeito das leis, dos regulamentos e dos Estatutos da CAM e ajuda a Direcção no desempenho das suas funções. Afirmaram ainda que as fiscalizações efectuadas pelo Conselho Fiscal asseguram uma gestão transparente do património da CAM e permitem preservar e aumentar a confiança dos membros da CAM para com os presidentes e Direcções por eles eleitos.


No fim da reunião, os participantes trocaram impressões sobre a próxima actividade comunitária a ser realizada, nomeadamente a festa da paz, e analisaram formas de angariar fundos para CAM. Depois de encerrada a reunião, os participantes confraternaram.

-30-

Para mais informações contactar:
Conselho Fiscal da CAM
Oscar Azevedo, Secretário-geral
Comissão de Verificação de Contas da CAM
(514) 885-3457
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
http://cam-comunidadeangolanademontreal.blogspot.com