Luanda - Segue na integra o texto de uma suposta emissária de Tchizé dos Santos publicado pelo Jornal de Angola com o titulo “A imparcial Luísa Rogério” atirando-se contra a respeitada Secretária-geral do Sindicato dos Jornalistas de Angola. A suposta emissária, sem rosto   é identificada  pelo  nome Luna Chiara. O Jornal de Angola não explica se se trata da própria  Tchizé dos Santos ou se é mais uma das personagens criadas pelo jornaleiro  José Ribeiro.


Fonte: Jornal de Angola

"Pela boca morre o peixe. Quando o Semanário Angolense “julgou publicamente” a deputada Welwitschia dos Santos “Tchizé”, com direito a julgamento popular de capa, através de entrevistas de rua com leitores seleccionados após a deputada ter colocado Luísa Rogério nas barras do tribunal por calúnia e difamação, a senhora secretária-geral do Sindicato dos Jornalistas não veio em defesa da deputada “julgada e condenada” através da capa do jornal de Graça Campos, onde se lia a palavra “CULPADA” em letras garrafais por cima da fotografia da deputada.


O SJA também não elaborou acta ou resolução alguma acusando Graça Campos de abuso da liberdade de imprensa ou de não respeitar o contraditório. Porquê? Porque beneficiava a Luísa Rogério, que implicitamente passaria de caluniadora a vítima com aquela publicação lamentável!


Depois de a Assembleia Nacional ter passado resolução dizendo que a deputada Welwitschia dos Santos “Tchizé” não tinha mesmo incorrido em incompatibilidade de acordo com a lei vigente na época, nem Luísa Rogério, nem o SJA, nem jornalista ou jornal algum se retrataram publicamente da triste perseguição que fizeram à jovem deputada.


Porque é que hoje, após a reacção pública negativa contra William Tonet, após este ter cometido um crime de abuso de liberdade de imprensa amplamente reconhecido por todos como tal, o SJA e a senhora Luísa Rogério vêm defender o senhor William Tonet e atacar os Media públicos? Terá sido porque William Tonet cometeu um crime contra o Presidente da República, que é o mais alto representante da soberania do Estado? Afinal ao serviço de quem está o sindicato? Dos jornalistas angolanos de bem e ao serviço de todos os angolanos de boa fé? Ou este sindicato tem dois pesos e duas medidas?


Será que o SJA se tornou numa organização política com uma agenda inconfessa? Será que é necessário criar um outro sindicato pelos jornalistas que não se revêem na má fé da senhora Luísa Rogério e seus pares?


Haja coerência!

Luna Chiara | Luanda