Alemanha -  Os que não gostam da verdade e não aceitam a diferença querem ver Willian Tonet embrulhado e enterrado vivo  com o seu ( Folha 8 ) .


Fonte: Fórum Livre Opinião & Justiça


Muitos dos bajuladores que querem ver William Tonet fora da jogada se esquecem que  apesar de sermos diferente temos necessidades comuns. Todo ser humano ao vir ao mundo ou seja ao nascer vem (marcado) com as suas tendências , disposições inatas , cujo o desenvolvimento o meio social ,onde se inserir se encarrega de facilitar , dificultar ou travar .


Quer dizer , com o leite materno cada um de nós bebe os hábitos colectivos , as regras de conduta  , as crenças  e os valores da sua cultura , ou seja sociedade em está inserido.

 

E como ninguém quero correr o risco de ser rejeitado socialmente , imitamos muitas vezes modelos de comportamento , assimilamos e interiorzamos costumes e tradições , tentando conciliar o jeito espontâneo de ser  e as exigências a que estamos submetidos.

 

Por influencia ou pressão dos grupos em que se insere , qualquer ser humano experimenta frustrações , conflitos e acaba por criar ideias e afectos.
William Tonet é um daqueles que seleccionou a sua escala de valores  ( políticos , morais e religiosos ) e é , o que é .  Porque razão , os que inclusive já aconselham que deve ser queimado vivo ele e o seu semanário , não o aceitam assim ?


Willian Tonet , como qualquer um de nós ,  pode fazer o mesmo  , construi uma personalidade que o individualizou de um modo particular de ser , pensar e agir. Cada pessoa é a sua própria história , assim dizem pelo menos os estudiosos . E a história pessoal depende sempre da carga hereditária e das experiências vividas.


Willian Tonet quanto sei , é um homem que acumulou muita experiência ao longo da sua ainda jovem idade se comparado com a minha idade. Tenho 50 e poucos mais se a consiencia não me trai , Willian Tonet ainda não deve ter atingido o meio século de idade , mais  seja como for. Precisamos não esquecer , que Willian Tonet apesar de ser um grande combatente , que já apanhou todas as cotovelas possíveis e naturalmente já deve ter dado  também algumas na sua meninice.


É de uma família  que nunca cruzou os braços , sempre que os seus  direitos estivessem em causa , quer dizer  tem no sangue esse temperamento. Embora na historia do individuo , não se pode super- valorizar a herditariedade , como fazem alguns biólogos de meia tigela e outros trapalhões da actualidade.


De facto , as características biológicas , psicológicas e intelectuais dos país não passam automaticamente para os filhos. Quem dera que todos os filhos de país dotados de inteligencia , humanismo , talento , kotas  que eram admirados e respeitados nos  bairros ,  que suas qualidades fossem transmitidas aos seus  filhos ?


Nem pó , hoje temos verdadeiros assassinos e pessoas tão mal intencionadas que fazem parte deste regime , que seus país eram exactamente o contrário .


Poderia citar nomes , nasci e cresci em Luanda e conheço uma boa parte dos pais dos fulanos de tais , que eram os nossos alfaiates , sapateiro , catequistas , padeiro e até os que viviam da venda da lotaria dos arredores da livraria Lello .


Kotas que sabiam nos aconselhar , e hoje seus filhos quando não nos matam , nos mandam matar , deixam matar ou nos perseguem até conseguirem nos envenenar.


E também não podemos ver as pessoas apenas como produto das influencias sócias , as heranças biológica  e a sócio-cultural , também se cruzam para produzir  homens originais de traços singulares e não cópias dos outros.


Quantas vezes , dissemos quem nos dera ser como um David Mendes , William Tonet , Rafael Marques ou outros tantos  corajosos que arriscam até á sua própria vida , lutando por causas tão nobres ?


Dizia um dos meus filhos ; ( Papa , no caso de Angola , eles são um produto caro , que á própria história produz tão raramente ).


Sendo diferentes como somos , cada um na sua própria história  se distingue no modo de encarar o presente  e projecta o futuro deste enorme país Angola .

Fórum Livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby