O Bairro Operário é um bairro de grandes tradições e animações. Depois de 1961 recebeu compatriotas do Norte que criaram vários clubes, aristocratas como Xavier da Gama. Foi um bairro onde a luta anticolonial teve um grande papel, por isto em 1961 foi todo cercado pelas tropas coloniais. Bairro formado por africanos, alguns dos quais tiveram que sair de zonas que as entidades coloniais pretendiam urbanizar. Lugar de onde as nossas velhas kitandeiras saiam para o Chamavo, para o mercado de S. Paulo e para o Kinaxixi. As velhas que tinham grande espírito empreendedor construíram as suas casas e durante décadas lutaram contras as entidades coloniais para comprarem os terrenos. Enfim, o bairro operário dos grandes trumunos: rua C contra rua J. E grandes talentos se revelaram como o Manecas e outros e mais tarde, no campo do Machado, as estrelas do  nosso Bangú.

Este Bairro Operário do Velho Boa e da Joana maluca e dos melhores Carnavais de Luanda que o padre Pinto de Andrade não perdia, onde vários conjuntos foram formados e ensaiavam como o Ngola Ritmo, o Henda Ya Xala (na casa do Filó), os Águias Reais e os Negoleiros do Ritmo, entre outros, onde se realizou o primeiro Kotonoca está hoje desfigurado, com má qualidade de vida. Planos de urbanização que não levam em conta a tradição do bairro, nem as necessidades dos seus moradores actuais estão já em marcha, mais com o intuito de satisfazer os que se acham donos de tudo.

Filomeno Vieira Lopes, é fiel as tradições do Bairro e sente uma grande angústia sempre que vai visitar os seus parentes e amigos. Este filho do BO pode, se você quiser, com o seu voto no nº3, ser deputado à Assembleia Nacional e apresentar projectos de lei que podem ajudar a resolver os graves problemas que o Bairro Operário e os cidadãos que lá residem têm. Desde logo, é preciso resolver o saneamento básico, a escola do funji apresentar outra cara, ordenar as ruas, mas igualmente, pode com a acção parlamentar lutar por melhores salários, por créditos para as famílias melhorarem as suas casas, por aumentar o tempo de escola dos filhos para melhor aproveitamento escolar. São políticas que a FpD vai defender no Parlamento para bem de todas as famílias.

 O BO pode ter agora o deputado que sempre desejou. Para o efeito vote FpD, o partido da mulemba, uma árvore que outrora existia na rua C, frente a casa do Xico e da Maria Kafêle, depois da Arlete e da Faty Brito vindas de Malanje. Com um deputado comprometido com o BO, os cidadãos sabem com quem contar para ajudar a resolver os problemas que os afectam. Vote num futuro melhor para si e para o Bairro, acerte no 3.

* Membro da FpD, no Bairro Popular
Fonte: Club-k.net