Ganda - Mesmo sob a protecção da polícia local, um número indecifrável de meliantes roubaram na madrugada deste domingo (5 de Fevereiro), os equipamentos electrónicos, precisamente, quatro computadores portáteis, onde se encontravam armazenados dados de 1752 eleitores que actualizaram o registo e outros 250 que se registaram pela primeira vez, nas instalações da brigada nº 66.055, localizada no município da Ganda, província de Benguela.


Fonte: Club-k

registo eleitoral.jpg - 12.07 KbEm reacção ao acontecimento, o coordenador da Comissão Executiva para o Processo Eleitoral na Ganda, Augusto Queirós, lamentou a perda dos dados dos cidadãos com capacidade activa de votar. “É extremamente preocupante, dados os constrangimentos que isto poderá vir a provocar nesta segunda fase da campanha de actualização”, salientou.

 
Entretanto, o comandante municipal da Polícia Nacional na Ganda, intendente António Branco, explica que “a acção ocorreu por volta das três horas da madrugada deste domingo, quando um grupo de meliantes usou um túnel por detrás das instalações da brigada para ter acesso ao seu interior, de onde levaram quatro computadores”, acrescentando que “os efectivos que se encontravam defronte à brigada a proteger o local, se aperceberam do assalto e tentaram detê-los, mas sem sucesso”.
 

Contudo, o intendente António Branco assegura que a corporação já está a investigar os autores do assalto, tendo já sido ouvido, na Polícia de Investigação Criminal, o depoimento de um guarda, dois agentes policiais e brigadistas. “Às investigações, juntaram-se duas equipas de peritos do laboratório de criminalista e investigação criminal, segurança e operações do Comando Provincial da Polícia Nacional em Benguela”, rematou.